31/01/2022 às 23:39

O que é a crosta lactéa?  

110
1min de leitura

A crosta láctea (ou dermatite seborreica) é uma alteração de pele comum no recém-nascido, caracterizada pela presença de pequenas placas/crostas amareladas e oleosas no couro cabeludo, na testa, orelhas e sobrancelhas. O seu aparecimento deve-se à produção excessiva de sebo que se vai acumulando e retendo células mortas à superfície da pele formando, assim, estas placas.

Não causa nenhum desconforto ou dor para o bebé.

Ela costuma sumir sozinha com o tempo e não há um tratamento especifico, mas alguns cuidados podem ser tomados para ameniza-la.

Você pode usar um óleo vegetal, como o de amêndoas, meia hora antes de dar o banho no bebé.

Não esfregue e nem puxe as descamações, elas cairão sozinhas.

Seque bem a pele do bebé após o banho/higiene (a humidade e o suor agravam a crosta láctea.

Passe uma escova de pêlo macio no couro cabeludo do bebé para conseguir remover as placas que já estão soltas, sem puxar as demais, apenas passando para que caia as que estão soltas.

E por último e não menos importante: a crosta láctea NÃO ESTÁ relacionada com falta de higiene, alergias, infecções, intolerâncias e/ou leite materno...ponham de parte esses mitos!

Na sessão Newborn eu faço a edição e deixo a escolha da mamã se retiro ou não a crosta com o Photoshop, por ser uma característica do recém nascido que depois ele não terá mais :)

31 Jan 2022

O que é a crosta lactéa?  

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, estou online! Vamos conversar pelo Whatsapp?
Logo do Whatsapp