Imagem capa - Quarto do bebé por Valquiria Abreu
GestanteNewborn

Quarto do bebé

Passado os três primeiros meses da gestação, a mamã já começa a planear e sonhar com o quarto do bebé e é incrível como o tempo passa rápido... mas o importante é definir o que quer antes mesmo de começar e sair comprando.

Um bom planeamento vai ajudar a ter o quarto dos sonhos e a não gastar além do orçamento.

O importante é pensar em criar um ambiente tranquilo e seguro para a criança, se possível que seja perto do quarto dos pais a fim de facilitar a logística com o bebé. Utilizar cores claras ajuda a promover a tranquilidade na hora do sono e podemos utilizar as cores mais fortes em alguns itens decorativos.

Uma sugestão boa é utilizar o quadrinho da maternidade como decoração, porque além de ser uma fofura também vem cheio de histórias.

Alguns itens que podemos colocar no quartinho são:

*  berço;

* um muda-fraldas;

* produtos de higiene pro bebé ao alcance das mãos;

* cadeira e almofada para amamentação;

* uma prateleira para porta retratos, livrinhos e brinquedos.

Uma opção interessante para o quarto é utilizar o Método Montessori, baseado na idéia de que a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço à sua volta. Este método propõe a criação de um ambiente adequado e produtivo para o desenvolvimento da criança, onde o quarto deve ser montado e estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de maneira que os miúdos circulem livremente e em segurança no seu ambiente e explorem as coisas que estão ao seu alcance. 

Alguns detalhes desta decoração podem ser:

* cama bem baixinha ou o colchão diretamente no chão, que estimula a independência para se deitar e levantar;

* prateleiras ao alcance com os livrinhos e alguns brinquedos;

* estímulo como um espelho na altura da criança que facilita o entendimento da criança de que ela é um ser diferente da mãe;

* almofadas e protetores para a cama.

Seguem abaixo sugestões de quartos que abrangem os pontos aqui colocados.